Ford Sierra RS Cosworth 2012

O blog ficou parado por mais de um mês por problemas pessoais, nesse meio tempo, não deu para comemorar o primeiro ano do blog. Peço desculpas, e para celebrar esse um ano do blog, em breve teremos muitas novidades, colunas de amigos, classicos, e mais releituras. E para começar com as releituras, fiz, que para mim entra na minha Top 10 dos maiores carros da historia, o Ford Sierra RS Cosworth.

Sierra RS

O carro preserva sua esportividade com motor Cosworth de 400 cv, e chega aos 250 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 aos 100 km/h em 3,7 s, mais rápido do que um Audi R8 V10. Que é o mesmo que equipa o Subaru Impreza STI Cosworth CS400. O visual é totalmente diferente, que conta com spoilers especiais e ponteira do escapamento no meio, seguindo o estilo do Novo Focus ST.

Sierra RS tras

 

Historia do Sierra RS Cosworth

Tudo começou quando perto de 1980 quando o então diretor da divisão Motorsport da Ford na Inglaterra, Stuart Turner, foi fazer uma visita à Cosworth Engineering para conversar sobre Formula 1. Numa volta pela empresa, viu um motor 2,0L de um Ford Pinto com um cabeçote que não era comum. "The head was a 16 valve unit they had developed for the Pinto destined for low-volume production for the tuning market." - disse Keith Duckworth, fundador da Cosworth e ainda sugeriu que se essa unidade fosse combinada com um turbocharger e instalado no Sierra, muito provavelmente a Ford desbancaria a concorrência dos Rovers SD1 Vitesses no Grupo A do Campeonato Inglês de Turismo.

autowp.ru_ford_sierra_rs_cosworth_5

Assim foi feito, mas devido às exigências da categoria, 500 carros deveriam ser montado para venda ao público e a Ford teve então de construir 500 Sierras com as peças de alto desempenho para utilização "civil". A Ford fechou um acordo de longo prazo com alguns fornecedores para que as peças destes modelos pudessem ser fabricadas por mais tempo, atendendo os proprietários destes Sierras de rua e àqueles do Grupo A de Turismo. Estes foram a tornar-se o 500 do Sierra RS.

autowp.ru_ford_sierra_rs_cosworth_6
As diferenças entre as versões RS e RS 500 eram significativas, daí a grande exclusividade deste exemplar. Alguns fãs do modelo confundem a especificação com a cavalaria, mas o nome RS 500 tem a ver com a quantidade de carros produzidos para rua. A confusão é porque os carros do campeonato de turismo rendiam exuberantes 500 ~550cv de potência, mas na versão de venda ao público, foi limitado a "apenas" 224cv. As RS 500 tornaram-se o mais bem sucedido Touring Car no mundo do WTC, mas devido à uma mudança nas regras, o modelo foi abolido da competição.

Fonte: PP Motors

1 comentários:

Fillipe Souza disse...

Esse Ford Sierra ficou mt bonito, parabéns!
Só acho que ele tá mt "dragster" no 0-100km/h rsrsrsrs

flws