Para ajudar a compreender alguns princípios da Engenharia Mecânica (principalmente a matéria de motores), vamos conferir abaixo algumas animações que ilustram o funcionamento de mecanismos complicados:
Motores radiais
Motores radiais são usados em aviões, possuindo uma hélice conectada ao eixo que disponibiliza a potência para produzir o empuxo necessário para mover o avião. Seu mecanismo básico é o seguinte:
As sucessivas combustões que ocorrem nas cabeças dos cilindros fazem com que o eixo central rotacione. Uma das principais vantagens deste tipo de motor está sua grande área frontal, na qual o resfriamento do motor se faz usando ar de impacto, oriundo do deslocamento da aeronave, enquanto que em motores linha, em “V” ou em “W” precisam um sistema de resfriamento com líquido, o qual implica maior peso.
Transmissões Genebra
Este tipo de mecanismo é muito utilizado em relógios para comandar o movimento dos segundeiros. No caso a cada volta da “peça verde” a “peça vermelha” que no mecanismo simula a fixação do ponteiro gira 60°.
Mecanismo de transmissão manual (caixa de câmbio)
O mecanismo também chamado de “palanca de mudanças” é bastante utilizado em automóveis para realizar a troca manual das engrenagens de tração. Neste caso a alavanca seleciona qual garfo irá se movimentar e o sentido do movimento (para frente ou para trás) e desta forma ocorre o engrenamento da marcha correspondente.
Junta de velocidade constante (homocinética)
Por sua versatilidade, ela elimina os movimentos indesejáveis do volante, que aconteciam com as juntas universais. A “peça vermelha” fica acoplada à roda que se movimenta conforme o veículo faz curvas. A “peça verde” não acompanha o movimento de inclinação e permanece sem transladar. Desta forma ocorre o movimento relativo entre estas com as duas peças em movimento de rotação.
Motor rotativo
Também chamado de motor Wankel, é um motor de combustão interna que possui um desenho único de conversão de pressão em rotação em vez de pistões recíprocos. Ele possui funcionamento suave e conta com uma extrema simplicidade devido a seu número reduzido de peças quando comparado a um motor comum a pistão. Diferentemente do motor que conhecemos, o motor Wankel não utiliza o princípio da biela e manivela, não produzindo movimento alternativo. Por isso eles tem funcionamento suave, com menor atrito, menor vibração e maior silêncio de operação.
É baseado em uma estrutura de movimentos epicicloidais de um rotor trilobular (um triângulo com as faces abauladas) sobre um eixo, girando dentro de uma carcaça oca com forma ovalada (fonte).